quarta-feira, 14 de outubro de 2009

CODEMA de Paraisópolis realiza primeira reunião

Carla Barbosa - 2° Período
[Matéria publicada pelo Jornal Gazeta do Vale]

A primeira reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema) de Paraisópolis foi realizada no dia 24 de setembro na sede do Lions Clube da cidade. A reunião teve como finalidade reorganizar o órgão ambiental, que existe no município desde 1999.

O conselho é composto por representantes da sociedade civil e do poder público. Sua função é opinar e assessorar os órgãos da administração pública e a iniciativa privada em questões que envolvam o meio ambiente.
Apenas uma chapa se apresentou como candidata. O presidente eleito do Codema é Pedro Sousa Silva de Paula Ribeiro, diretor do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal e o vice, Eliton Sebastião de Almeida, que representa o poder legislativo.
Em sua primeira reunião, o conselho aprovou a expansão da rede elétrica, com mais dois postes na rua Gaivota, que por estar localizada às margens de um córrego é considerada área de preservação permanente (APP).
Outro tema discutido nessa reunião foram as construções do perímetro urbano que estão nessas áreas, sendo que, devido à complexidade do assunto, este terá continuidade na próxima reunião, que será realizada no início do próximo mês, e discutida juntamente com pedido de cortar árvores de grande porte, no perímetro urbano, tendo em vista que moradores afirmam existir risco de queda com a ação dos ventos e chuvas.
De acordo com Pedro Souza, as reuniões devem acontecer pelo menos uma vez por mês e são marcadas de acordo com a demanda de pautas a serem discutidas.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

RESPEITO E DIGNIDADE NA MELHOR IDADE


Carla Barbosa - 2° Período

[Matéria Publicada pelo Jornal Tribuna em Minas]

Projeto de Lei institui a “Semana do Idoso” em Paraisópolis. A semana cujo objetivo é designar uma semana especialmente para os idosos, foi sancionada em 04 de maio de 2009, e tem seus preparativos iniciados neste mês de setembro. A data ficou determinada para a última semana do mês de setembro, coincidindo com o Dia Nacional do Idoso que é comemorado em 27 desse mês. Em seu primeiro ano em vigor a lei teve sua data remanejada excepcionalmente para a última semana do mês de outubro, a pedido do Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Marcos Pestana, em virtude do risco ainda de contaminação da Influenza A.

O idealizador do projeto, o vereador José Carlos Teixeira Faria, justifica a iniciativa partindo do princípio de que o Idoso do Brasil não é valorizado e respeitado, tal como deveria, “muitos nem sabem que existem leis que os protegem! Existe o Estatuto do Idoso!” Salienta José Carlos.

A “Semana do Idoso” será direcionada ao desenvolvimento de temas de interesse da terceira idade, priorizando atividades nas áreas da cultura, lazer, saúde, educação, como por exemplo, a campanha organizada pela Secretaria de Saúde (Medição de Preção e Diabetes), um baile para a "melhor idade" no Clube Recreativo, Palestras, e atividades esportivas. Teremos ainda a distribuição de folhetos contendo o "Estatuto do Idoso", e Faixas com frases em homenagem a terceira idade.

A Programação das atividades, ainda está sendo elaborada pela Comissão de Organização, que é formada por todas as secretarias Municipais, Educação, Social, Saúde, Esporte e Cultura e a Câmara Municipal através de seus vereadores.