terça-feira, 14 de julho de 2009

Solidariedade em alta nas férias em Paraisópolis


Éverton de Assis - 5º período

Com a chegada das férias escolares, um clima de solidariedade desperta em Paraisópolis numa intensidade estrondosa, onde pessoas se voluntariam, na intenção de apoiar de alguma forma as entidades que valorizam e ajudam os mais necessitados. OPIS (Olimpíada Paraisopolense de Inverno e Solidariedade), que está em sua décima primeira edição. O evento tem como tema “vamos bater um recorde em solidariedade”. Conta com quatro equipes: Casa da Criança, Apae, Asilo e Hospital Frei Caetano.

A parte esportiva sofreu mudanças, este ano terá um novo local que será no poliesportivo “Professor Helcias Rocha”, com novas modalidades como tênis, na quadra da fábrica Delphi, corrida de 10 km, como fechamento das atividades esportivas e a volta de algumas categorias como o futvôlei e handebol. A duração dos jogos aumentará para duas semanas, começando no dia 13 de julho. Na primeira semana os jogos serão na quadra normal e na segunda semana na quadra de areia montada no interior do poliesportivo.

O atleta Carlos Augusto de Lima Machado, 17 anos, estudante, já participa a quatro anos da Opis e destaca que jogando para uma equipe, acaba ajudando todas de certa forma. Ressalta ainda que o evento ajuda no movimento da cidade com entretenimento, arrecadação de dinheiro para as entidades filantrópicas e lucro para os comerciantes locais.

A festa começará oficialmente no dia 23 de julho com a tradicional passeata das equipes representadas por cores distintas, o amarelo com a Casa da Criança, o vermelho com a Apae, o verde com o Asilo e a cor azul com o Hospital. As equipes se dispõem em barracas com comidas típicas que acompanham os shows em todas as noites. Este ano a Opis terá um grande show gratuito, da dupla sertaneja Gian e Giovane, no dia 25 de julho.

O símbolo da Opis sofreu uma mudança e segundo a comissão organizadora, nos próximos anos ocorrerá um concurso estudantil, em que os alunos do município criarão por meio de critérios estabelecidos uma nova logomarca para que ocorra sempre uma nova variação nos próximos anos do evento.

Um comentário: