terça-feira, 1 de setembro de 2009

Estilo Universitário revoluciona a Música Sertaneja

Renan Barbosa e Jéssica Caixeta - 4º período


Uma multidão de jovens cantando:
“De que me adianta viver na cidade, se a felicidade não me acompanhar...” Há quatro anos atrás era impossível imaginar esta cena, mas com o novo estilo de sertanejo, o Sertanejo Universitário, isso tem acontecido frequentemente. Após a geração “Chitãozinho e Xororó” o sertanejo moderno estava em crise, com queda de popularidade na mídia, mas, após o surgimento do estilo universitário a música sertaneja conquistou a simpatia dos jovens.

A partir de 2005 duplas como César Menotti e Fabiano e Victor e Léo emplacam nas paradas de sucesso e ganham grande popularidade. Surge então, devido ao público que o ajudou a popularizar, o rótulo “Sertanejo Universitário”. O novo sertanejo resgata algumas características da música raiz, como os arranjos acústicos, além de incorporar a sanfona nas músicas. Os temas cantados são casos de amores platônicos e desilusões amorosas, além de temas que eram utilizados na música raiz, como a vida sertaneja no campo.

Em Pouso Alegre e região, várias duplas que cantam o novo estilo estão surgindo. O professor de viola Odylon Basílio, afirma que a música sertaneja tem grande força na região mas “falta espaço para que essa música seja divulgada, para que os artistas possam mostrar seu trabalho”. Basílio diz também que apesar dos rótulos o gênero universitário nada mais é que sertanejo, mas que agora o estilo tem mercado junto aos jovens.

Com 18 anos de carreira, a dupla João Pedro e Cristiano presenciou os vários altos e baixos da música sertaneja na mídia. Os cantores afirmam que o sertanejo universitário nada mais é que “sertanejo”, mas que o novo estilo é uma inovação do gênero. “Agente fica muito feliz em ver que hoje, universitários e jovens não tem preconceito algum com a musica sertaneja, é muito bacana presenciar esse movimento”, completam.

Um comentário:

  1. parabens pelo blog...
    Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
    é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

    ResponderExcluir