sexta-feira, 24 de abril de 2009

Redução do IPI melhora o comércio local

Bruno Freitas 3º período
[Matéria publicada pelo Jornal do Estado]

Com a tentativa de alavancar a indústria e o comércio o Ministério da Fazenda reduziu as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) nos eletrodomésticos, que agora estão mais baratos. O governo anunciou a redução do IPI durante três meses para quatro produtos da linha branca, como as geladeiras que tiveram o imposto reduzido de 15% para 5% sobre o valor do produto, fogões de 5% para zero, máquinas de lavar o imposto era 20% e cai para 10% e os tanquinhos que agora tem o IPI zerado.

Carlos Henrique Moreira, funcionário de uma loja de eletrodomésticos de Pouso Alegre, notou um aumento nas vendas. “Desde sábado estamos passando a redução do IPI para nossos consumidores, e isso tem aumentado o volume nas vendas e os clientes estão mais satisfeitos. Esta decisão do governo tem motivado as pessoas a irem até as lojas comprarem ou trocar seus eletrodomésticos antigos”, relata.

Roberta Soares, responsável pelo setor de eletrodomésticos, relata que “os quatro produtos que tiveram desconto, estão disponíveis na loja onde trabalha, já com o valor corrigido”. Segundo ela essas ações do governo aquecem as vendas no comércio da cidade, o número de pessoas que adquirem esses produtos aumenta e consequentemente sua renda mensal aumenta, já que seu salário é baseado em comissões.

Evelyn Luize Carvalho Massei, auxiliar de audiências, irá se casar ainda esse ano e diz que a redução do IPI veio na hora certa, pois faltava para ela comprar justamente os produtos que tiveram redução. “É viável pra mim, efetuar a compra desses produtos no momento, porque com o desconto que tenho no fogão, na geladeira e na máquina lavar, eu consigo adquirir um quarto produto”, completa.

Já os 40 itens de materiais de construção que tiveram o IPI reduzido no dia 1° de abril, tiveram seis novos produtos que foram incorporados nessa lista: torneiras, válvulas, lajes, pastilhas, cadeados e fechaduras. Esses produtos beneficiados tinham alíquota de 5% do imposto, menos o cadeado que era de 10%, que atualmente estão zerados, essa mediada vale até o dia 16 de julho desse ano e significa uma desoneração para o governo de R$ 88 milhões.

Para o comerciante João Carlos Alvarenga, a reforma da sua casa será agilizada devido a esta medida do governo. “Pensei que fosse levar muito tempo para concluir às obras em minha casa, pelo preço que estavam os produtos. Com a crise financeira era arriscado gastar, agora com a redução nos materiais de construção fica mais fácil de terminar o que há muito tempo eu estava planejando”, disse.

Um comentário:

  1. BRuno, nem preciso dizer o quão grande é minha admiração por ti, por seu talento,inteligência e principalmente por me fazer conhecer novos horizontes com sua sabedoria e sutileza em sua materias! Vc Arrasa Bunu!!!!Continue nos deliciando com cada texto, com cada materia q vc pari! Sou incondicionalmente sua fã em todos os sentidos! Beijos e + Beijos

    ResponderExcluir