terça-feira, 23 de junho de 2009

ENEM altera rotina do vestibular

Míriam Vagli - 1º período
[Matéria publicada pelo Jornal do Estado]

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) está com novo formato que entrará em vigor à partir do fim deste ano e valerá como vestibular para as faculdades federais que aderirem a esse novo sistema de avaliação. A prova, que antes tinha 63 questões, passará a ter 200 testes e uma redação, de acordo com o MEC, e o vestibulando poderá escolher até cinco cursos diferentes ou cinco instituições e pleitear as vagas com o resultado de uma só prova.

Os cursos pré-vestibulares ainda aguardam uma definição mais precisa do governo a respeito das matérias que serão cobradas e, enquanto isso, trabalham com os alunos em cima de suposições. Para o diretor e professor de geografia do curso Integral, José Beleli Júnior, o novo ENEM não deve trazer questões muito diferentes do seu estilo atual e afirma que “a prova do ENEM é mais inteligente, comparada a alguns vestibulares de múltipla escolha e a proposta do governo é que diminua a quantidade de matéria a ser cobrada”.

A princípio, essa mudança de avaliação não deixa de ser um vestibular, “porém, a vantagem é a unificação das provas para faculdades federais, pois diminuirá o custo e o desgaste de quem faria várias provas. A desvantagem é para o vestibulando que for mal, pois será apenas uma chance.” – diz Beleli.

Os alunos ainda estão apreensivos e esperam que a concorrência vá aumentar devido à mobilidade de escolha que a prova dará. “Acho que no início será um tiro no escuro, por isso vai ser pior do que o vestibular” – comenta Leonardo José de Paiva, que está no primeiro ano de cursinho do Integral e diz que continuará estudando normalmente, pois nem todas as faculdades vão aderir a esse novo sistema.
O aluno Dioclecius Vilaça Dornelas, do curso Poliedro, espera que as questões sejam mais curtas e objetivas, pois até agora elas costumam ser muito longas. “Vou pegar as provas anteriores do ENEM para me preparar e espero que não seja excluída nenhuma disciplina nessa avaliação, senão terei perdido tempo estudando tudo.” – afirma Dornelas.

Para o diretor e professor de química do curso Poliedro, Ben Hur de Oliveira, a incerteza em relação à essa nova prova é muito grande, portanto o vestibulando precisa manter o ritmo de estudo e ter uma preparação completa e relata: “O vestibular é um mal necessário. Hoje é a única maneira de saber quem está preparado para ingressar na faculdade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário