terça-feira, 23 de junho de 2009

Práticas de relaxamento estimulam aprendizado infantil

Míriam Vagli - 1º período
[Matéria publicada no Jornal do Estado]

Problemas de comportamento são a preocupação dos pais e professores de crianças, que cada vez mais novas, se mostram agressivas e com dificuldades de socialização. No Centro de Educação Infantil Irmão Alexandre, em Pouso Alegre, a direção recorre a atividades de recreação, como música, teatro e pintura, mas especialmente, a sessões de massagem e yoga para relaxar os pequenos.

"Se apresentar problema familiar, tem criança que começa a ter problema de comportamento com dois aninhos", é o que diz a supervisora da escola, Alessandra Rogel de Oliveira, e acrescenta que muitas vezes o motivo do mau comportamento são ciúmes de irmãos mais novos, mas na maioria das vezes, é porque a criança passa pouco tempo com a mãe, ou o pai está na cadeia, ou é usuário de drogas. "São famílias muito sofridas." diz Alessandra. As características dos problemas que elas apresentam são diversas, existem crianças que manifestam agressividade, outras se retraem, não brincam, ficam isoladas e apáticas.

O trabalho feito na creche dá resultados positivos no comportamento das crianças e as famílias percebem as mudanças. "Antes eles brigavam muito e com a massagem eles foram conseguindo se equilibrar, porque aí, quando eles ficavam nervosos, a gente colocava uma musiquinha calma e eles foram se acostumando. Tanto eles quanto nós funcionários." conta Alessandra. É o que diz também a professora do pré II, Rosemeire Fernandes Paiva, que ao chegarem da massagem as crianças estão mais tranquilas e se concentram mais na aula. Para Rosemeire esse tipo de atividade é importante. “A sala é cheia e nós professoras não temos tempo de fazer esse trabalho individual com os alunos e com a massagem e o yoga dá para trabalhá-los melhor” – diz.

Depois de participarem da massagem e yoga as crianças ficam mais calmas e mais atentas às aulas e dizem que adoram as sessões, tanto que praticam em casa, fazendo massagem nos pais, nos irmãos e nas professoras em sala. O pai, Cyro Romeu Ferreira, da aluna Laura Márcia de Souza Ferreira, que agora está na primeira série, conta que já ouviu a filha chegar da aula e dizer: “Mamãe, faz massagem nas minhas costas?”, pois Laura fica muito relaxada e adora quando os pais também a massageiam. “Ela se entrega”, diz Ferreira.Segundo Alessandra, o yoga e a massagem são importantes não só para aqueles que têm problemas de comportamento. Ela conclui que todos os alunos são beneficiados, pois os resultados são visíveis. Todos eles ficam mais tranquilos, mais pacientes, concentrados e, consequentemente, tem um rendimento bem maior na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário