quinta-feira, 18 de junho de 2009

Pacientes necessitam quimioterapia em Pouso Alegre

Bruno Freitas - 3º período
[Matéria publicada pelo Jornal Bandeirantes]


Para oficializar com o SUS – Sistema Único de Saúde e ampliar o atendimento às pessoas portadoras de câncer, a Casa de São Rafael promoveu uma reunião da diretoria da instituição com o prefeito de Pouso Alegre, Aguinaldo Perugini (PT), o deputado federal Odair Cunha (PT), vereadores Paulo Henrique e Rogeria Ferreira e o diretor do Hospital das Clínicas Samuel Libanio, Dr. Flavio Galvão.

O presidente da Casa de São Rafael Dom Emanuel Torres ressaltou que há mais de dez anos, pessoas têm encaminhado a documentação ao Ministério da Saúde, mas até o momento nada aconteceu. Pacientes chegam a Casa em busca de medicamentos, orientação, cesta de alimentos, ambulância para irem até Varginha ou Poços de Caldas para sessão de quimioterapia, enquanto o Hospital das Clínicas Samuel Libânio não tem ainda o credenciamento para este tipo de tratamento.

Para o vice presidente da Casa de São Rafael, Dr. Diozinio Miguel da Costa e Dom Emanuel, há falta de atenção das autoridades para que os pacientes tenham um tratamento digno para a recuperação da saúde. A responsável pelos pacientes, Natalícia Franco, uma das fundadoras da Casa de São Rafael, considera que o fato do doente ter que viajar quilômetros para a quimioterapia, faz com que baixe a sua auto estima e fique ainda mais debilitado, já que a quimioterapia é um sistema de tratamento muito desgastante.

O médico, Dr. Flavio Galvão, afirmou que o hospital tem espaço reservado para o tratamento de quimioterapia, porém falta o credenciamento do SUS, ficando desta maneira, impossibilitado de atender as pessoas com câncer.

Durante a reunião, foi sugerido para que a Clínica Oncominas atue em parceria com o Hospital das Clínicas e a Casa de São Rafael, para realizar as seções de quimioterapia e de radioterapia em Pouso Alegre para os pacientes. O prefeito Aguinaldo Perugini e os vereadores garantiram total apoio para a existência de tratamento do câncer em Pouso Alegre, mas afirmaram que não conhecem a razão em não sair o credenciamento.

Para se inteirar de todo o assunto, o deputado Odair Cunha conheceu as instalações da Casa de São Rafael, fez perguntas e ao final afirmou que vai procurar o ministro da Saúde, José Gomes Temporão para tratar do credenciamento do SUS para o Hospital das Clínicas de Pouso Alegre para tratamento de câncer e garantiu que a sua secretaria vai estar a disposição da Casa para repassar as informações de Brasília.

Para Dom Emanuel deve haver força política com força de vontade, e acrescentou “temos que estar aliados com o prefeito, deputado, tendo em vista que já houve várias reuniões e nada foi resolvido, o que falta é uma liderança política para resolver esse problema”. Dr. Dionízio declarou que é um absurdo, é desprezo para município de Pouso Alegre. “Há pacientes carentes, que necessitam ir a Barretos, SP, e voltam debilitados. Já estivemos em Belo Horizonte com o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, mantenedora do hospital, com o reitor da Univás, Dr. Virgnio Candido Tosta de Souza e diretores da Casa Rafael, e nada foi resolvido”, completou. Dr. Flavio acrescentou que a demanda de Pouso Alegre e região no hospital é muito grande, e que já não existe mais leito.

A diretoria da Casa de São Rafael defende a ideia de Pouso Alegre ter tratamentos oncológicos, como de radioterapia e de quimioterapia, pelo fato de serem tratamentos intensivos e que desgasta muito o paciente, que raramente se limita a uma única seção. Segundo Dr. Flávio, o Hospital das Clínicas vai construir uma enfermaria masculina, e que no projeto já consta uma área reservada para tratamento de oncologia.

2 comentários:

  1. Parabéns pela reportagem ... a população tem q se unir p ganhar essa causa.

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe esta passando por uma fila para conseguir o tratamento de quimio em Poços de Caldas ou Varginha, e esta espera esta sendo angustiante para familia e amigos, ela depende deste tratamento para se recuperar. Espero que esta questão seja resolvida o mais rápido, pois como a maioria somos eleitores , moradores de Pouso Alegre , e não temos boas condições financeiras. Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir