quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Reforma ortográfica: dúvidas e melhorias

Bruno Freitas - 3º período

A partir do dia 1º de janeiro de 2009 a mudança na reforma ortográfica entrou em vigor nos oito países (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor Leste) que têm o português como língua oficial. Eles têm até o dia de 31 de dezembro de 2012, para se adaptarem as novas mudanças que atingem quase 0,5% da nossa gramática, e nesse período de transição, tanto a grafia nova como a antiga, valem nos vestibulares, provas escolares e concursos públicos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tornou oficial a introdução da reforma ortográfica no Brasil no dia 29 de setembro de 2008. Ainda há vários brasileiros que estão reclamando da “tal” reforma, defendo que há coisas mais importantes para fazer. É válido lembrar que o português é uma das línguas mais faladas no mundo e que ainda não está unificada, sendo que um dos fatores que motivaram essa unificação foi à necessidade de expandir a cooperação comercial e cultural entre mos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

No Brasil, já houve uma reforma ortográfica no ano de 1943 e outra em 1971, já em Portugal a última reforma ocorreu em 1945. Apesar dessas mudanças já terem ocorridas no começo do século XX, as diferenças entre os paises que possuem o maior número de falantes da língua portuguesa continuava e apenas nesse ano a unificação da Língua Portuguesa será possível.

Será um pouco complicado mesmo para se adaptar as tais mudanças... Quem já é formado ou que não estuda mais, vai ter que procurar por si só em sites, livros e em outras fontes. E para quem ainda está na escola, que até 2008 se escrevia de uma forma, a partir desse ano terão que escrever de outra. Mas o ideal é parar de reclamar e se adaptar! A Reforma Ortográfica já está em vigor, e ela não é um “bicho de sete cabeças”, as alterações são poucas, e isso se resolve com a prática. E que tal parar de questionar as mudanças na gramática e se interessar pelo assunto e procurar em jornais, revistas, livros e sites atualizados. Assim você vai observando o que mudou e aplicando no seu cotidiano às novas regras, além de adquirir uma boa dose de informação!

Confira o que muda com a Reforma Ortográfica

Trema – desaparece em todas as palavras
Antes
Freqüente, lingüiça, agüentar
Depois
Frequente, linguiça, aguentar

* Fica o acento em nomes como Müller

Acentuação 1 – some o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (as que têm a penúltima sílaba mais forte)
Antes
Européia, idéia, heróico, apóio, bóia, asteróide, Coréia, estréia, jóia, platéia, paranóia, jibóia, assembléia
Depois
Europeia, ideia, heroico, apoio, boia, asteroide, Coreia, estreia, joia, plateia, paranoia, jiboia, assembleia

* Herói, papéis, troféu mantêm o acento (porque têm a última sílaba mais forte)

Acentuação 2 – some o acento no i e no u fortes depois de ditongos (junção de duas vogais), em palavras paroxítonas
Antes
Baiúca, bocaiúva, feiúra
Depois
Baiuca, bocaiuva, feiura

* Se o i e o u estiverem na última sílaba, o acento continua como em: tuiuiú ou Piauí

Acentuação 3 – some o acento circunflexo das palavras terminadas em êem e ôo (ou ôos)
Antes
Crêem, dêem, lêem, vêem, prevêem, vôo, enjôos
Depois
Creem, deem, leem, veem, preveem, voo, enjoos

Acentuação 4 – some o acento diferencial
Antes
Pára, péla, pêlo, pólo, pêra, côa
Depois
Para, pela, pelo, polo, pera, coa
* Não some o acento diferencial em pôr (verbo) / por (preposição) e pôde (pretérito) / pode (presente). Fôrma, para diferenciar de forma, pode receber acento circunflexo

Acentuação 5 – some o acento agudo no u forte nos grupos gue, gui, que, qui, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, redarguir, enxaguar
Antes
Averigúe, apazigúe, ele argúi, enxagúe você
Depois
Averigue, apazigue, ele argui, enxague você

Observação: as demais regras de acentuação permanecem as mesmas

Hífen – veja como ficam as principais regras do hífen com prefixos:
Prefixos
Usa hífen
Agro, ante, anti, arqui, auto, contra, extra, infra, intra, macro, mega, micro, maxi, mini, semi, sobre, supra, tele, ultra...
Não usa hífen
Quando a palavra seguinte começa com h ou com vogal igual à última do prefixo: auto-hipnose, auto-observação, anti-herói, anti-imperalista, micro-ondas, mini-hotel

Em todos os demais casos: autorretrato, autossustentável, autoanálise, autocontrole, antirracista, antissocial, antivírus, minidicionário, minissaia, minirreforma, ultrassom

Hiper, inter, super
Quando a palavra seguinte começa com h ou com r: super-homem, inter-regional
Em todos os demais casos: hiperinflação, supersônico

Sub
Quando a palavra seguinte começa com b, h ou r: sub-base, sub-reino, sub-humano
Em todos os demais casos: subsecretário, subeditor

Vice
Sempre:
vice-rei, vice-presidente

Pan, circum
Quando a palavra seguinte começa com h, m, n ou vogais: pan-americano, circum-hospitalar
Em todos os demais casos: pansexual, circuncisão

Fonte: Globo.com Professor Sérgio Nogueira

O sentido de viver e o direito de existir



Renan Barbosa - 3º Período

“A cabana” é o livro de estréia de William P. Young. Nascido em Alberta, no Canadá, P. Young viveu grande parte de sua infância em uma comunidade tribal na cidade de Papua, Nova Guiné, junto com seus pais missionários. Formou-se em Religião em Óregon nos Estados Unidos. Em seu primeiro livro, o autor explana dentro de um universo fictício, questões polêmicas e reflexões como o poder de Deus e como ele pode amenizar nosso sofrimento.

A história foi publicada por uma pequena editora norte-americana e se tornou um sucesso de vendas devido à indicação de leitores que se surpreenderam com o livro. “A cabana” é um fenômeno de público e de imprensa.

Mack Allen Philips e três de seus quatro filhos vão acampar num fim de semana, durante a viagem Missy sua filha mais nova, desaparece. Após constantes buscas fica confirmado que ela foi raptada por um maníaco que há tempos atacava crianças como Missy. Em uma cabana no meio da floresta são encontradas evidências de que a menina foi brutalmente assassinada, mas seu corpo nunca foi encontrado.

Depois de passados quatro anos da morte de sua filha Missy e convivendo com uma tristeza profunda, em uma manhã de inverno Mack recebe um estranho bilhete ao que parece escrito por Deus, convidando-o para voltar à cabana no fim de semana. Apesar de desconfiado Mack comparece ao encontro, o que ele encontra chegando lá, muda sua vida.

Na cabana ele se encontra com Deus dividido em Pai, Filho e Espírito Santo. Durante todo o fim de semana Mack e Deus, fazem um “acerto de contas” onde são discutidos assuntos como direitos, liberdade, amor, dor, perdão e fé. Conversando o Criador faz Allen Philips entender o poder divino e até onde ele pode interferir em nossas vidas e de que maneira isso acontece, com isso, Mack aprende a conviver com a “grande tristeza”, aprende a perdoar e a ter fé.

“A cabana” é um livro transformador que nos faz pensar e refletir sobre o poder de Deus e como Ele pode mudar nossas vidas, além de nos fazer reformular nossos valores.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Moradores sofreram com as enchentes ocorridas nesta terça em Córrego



Pedro Henrique Martins - 5° período





A população de Córrego do Bom Jesus se assuntou com a chuva que caiu na tarde desta terça-feira (20 de janeiro) na cidade. A tempestade que durou aproximadamente 25 minutos foi suficiente para causar prejuízos e deixar dezenas de munícipes ilhados. No bairro Nossa Senhora da Aparecida, mais conhecido como ‘Vargem dos Lopes’, foi o mais castigado. A Avenida Vereador Benedito Rodrigues que liga o centro da cidade ao bairro ficou interditada por 40 minutos.
Moradores do centro que estavam no bairro na hora da chuva ficaram ilhados e disseram à reportagem que durante todo o tempo em que a água estava alta nem um veículo conseguiu passar, a não ser trator e caminhão. O rio que passa a margem da Avenida transbordou. O repórter Pedro Henrique Martins foi conferir de perto o estrago e pode presenciar a forte correnteza e a água barrenta que vinha de diversos lugares e se juntava as águas do Rio Embira Branca que corta a cidade que não agüentou a imensidão de água e transbordou. Um barranco caiu na estrada que liga o bairro em questão até o bairro das Posses. A Prefeitura Municipal disponibilizou um trator para ajudar no trabalho de remoção da terra. O prefeito municipal, José Rodrigues da Silva esteve nos lugares mais trágicos e acompanhou de perto o acontecimento ao lado do Secretario Municipal de Obras.Outro ponto da cidade que foi prejudicado é a Vila Claret que sofre constantemente com as chuvas. Moradores se assustaram com a rapidez com que a água ocupou as ruas e calçadas.
Várias pessoas disseram que quando viram a água foram imediatamente levantado tudo que tinham dentro de casa para que se ela entrasse não prejudicasse muito e não destruísse os móveis. O desespero era notório.A Policia Militar ficou de alerta caso alguém precisasse de seus trabalhos. Uma ambulância ficou de plantão caso houvesse necessidade. Até o final dessa edição não foi possível entrar em contato com a PM para obter mais detalhes. Em breve mais informações da tragédia.

A NATUREZA FALA E SE PRONUNCIOU DA PIOR MANEIRA.

Pedro Henrique Martins - 5º período

É bom lembrar que esse tipo de acontecimento nos faz retomar um grade debate. Todos nós sabemos que não se pode construir nada a menos de trinta metros da margem de um RIO. E não é simplesmente isso que me assusta. O que me assusta é saber que nossas autoridades não estão nem aí para isso, pois foiram eles mesmo que fizeram. Será que os nossos "NOBRES HOMENS" não conhecem a Lei??? Será que estavam capacitados a exercer tal cargo? Bom se estava eu não sei dizer mais eles exerceram. Negligência? Bom só pode ser!!! Os órgãos fiscalizadores também falharam. A natureza responde e o unico jeito de chamar a nossa atenção fazendo essas coisas. Enchentes e mais Enchentes. Não podemos reclamar, somos todos cúmplices dessa imundice que é falta de conhecimento misturado com a falta de Coragem. Vamos esperar mais uma enchente?????

Bolsas femininas estão menos sofisticadas

Bruno Freitas - 3° período

O costume de levar diversos objetos de uso pessoal, como documentos, celular, cigarro, isqueiro, maquiagem e chaves nas bolsas femininas, está cada vez mais acentuado na mulher do século XXI. Há alguns anos, as bolsas, eram sofisticadas e cabiam poucos objetos, atualmente elas carregam o que vão usar e coisas que julgam ser “indispensáveis” a uma mulher, fazem de suas bolsas mais que um acessório típico ao figurino feminino, usando-as como mochilas ou um kit de primeiros socorros da mulher.

Para a estudante, Renatha Lemos Pierini, 23, a mulher hoje exerce várias funções como cuidar da casa, trabalhar e estudar, e isso tudo faz com que elas precisem carregar diversas coisas, porque são vaidosas e querem ficar sempre bem em todos os lugares. “Não acho que são coisas desnecessárias que carregamos, a mulher tem por instinto ser prevenida, por isso carregamos algumas coisas que por hora pareça desnecessário”, completa.

As bolsas femininas, para as mulheres é mais que um acessório de moda, representa ‘status’. Geralmente elas são feitas de couro animal e sintético, tecido, plástico, palha e outros materiais que acompanham a estação, a moda e as cores que estão em alta determinada época do ano e são confeccionadas em indústrias especializadas ou pelas mãos de artesãs, que as enfeitam com miçangas, brilhos, bordados e outros tipos de materiais.

sábado, 17 de janeiro de 2009

Polícia Militar divulga balancete de 2008

Pedro Henrique Martins - 5° período

Os integrantes do 3º Agrupamento do 2º Pelotão da Polícia Militar de Córrego do Bom Jesus que pertencem a 149º Companhia PM de Cambuí divulgaram nesta terça-feira, um balancete dos trabalhos realizado pelos PM’s durante o ano de 2008 na cidade.

Segundo informações do comandante da PM de Córrego, Jarbas José da Costa, ao todo foram registradas 1800 ocorrência. Estão presentes nesta contagem as blitz e as operações que foram realizadas durante todo o ano. Dessas 1800 casos, 400 geraram inquéritos e por isso foram encaminhados a Policia Civil de Cambuí para fazer as investigações necessárias de cada caso.

O comandante faz questão de salientar que durante todo o ano não houve nenhum registro de crime violento, ou seja, homicídio, tentativa de homicídio, roubo, roubo a mão armada e seqüestro. Em relação às infrações de transito não houve nada de anormal. “O ano de 2008 foi tranqüilo. A cidade é tranqüila, já trabalhei em lugares onde os crimes aconteciam com mais freqüência e os números de boletins de ocorrência eram bem maiores”, conclui Jarbas.

Outro ponto importante dos trabalhos dos PM’s é o bom relacionamento que eles têm com a prefeitura e com a população em geral. Segundo o comandante já foi realizado uma reunião com o novo prefeito municipal e este garantiu que a parceria vai continuar e que novos equipamentos de comunicação usados entre os policias e a população vão ser adquiridos.

De acordo com o cabo da PM Ângelo Gomes, a prioridade para esse ano será os infratores, como os usuários de entorpecentes. “Em 2009 vamos dar continuidade no que já estamos fazendo, vamos tirar de circulação os infratores. Vamos manter a paz social”, relata.

Para que esse trabalho de resultados positivos é necessário lembrar que a polícia militar depende das informações da população É importante que na medida do possível, que todos possam fazer denuncias anônimas e tudo em sigilo absoluto. Para isso os interessados poderão enviar um e-mail para o seguinte endereço eletrônico: jarbasjcosta@bol.com.br, sem a necessidade de se identificar.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Programa de ajuda a universitários sofre alteração

Pedro Henrique Martins - 5° período e Renan Barbosa - 3° período

O auxílio transporte para universitários que contava com um ônibus para levar alunos de Córrego do Bom Jesus até Pouso Alegre e Bragança Paulista, vai sofrer alterações para se adequar à lei municipal. A lei garante apenas uma ajuda financeira de R$ 40 aos alunos e não um transporte para eles como aconteceu em 2008. Para que possam se adaptar ao que foi proposto pelo executivo os alunos terão que fazer um cadastro na assistência social e passar em todos os quesitos exigidos que também foram alterados para que todos consigam o benefício.

Como essas mudanças geraram polêmica na cidade, aconteceu no último dia 8 uma reunião entre alunos e vereadores para resolver e chegar a um acordo sobre as novas medidas, pois os beneficiários reivindicavam explicações sobre o corte inesperado do transporte que era feito por uma empresa de viação de Cambuí. Os alunos alegam que o transporte é mais eficiente do que uma ajuda de custo.

Braz Pereira Dias, advogado da Câmara Municipal, afirma que a lei está em vigor, mas a maneira de aplicá-la terá que mudar para se adequar às exigências da mesma. “O que será mudado, é um decreto que irá aumentar o valor do auxílio que antes era de até R$ 40, para um valor único de R$ 120”, completa o advogado.

De acordo com a Lei Municipal 900/2005, a renda per capita passou de R$ 300 para R$ 600, ou seja, a renda total da família deve ser divida por todos os moradores da residência, se este valor for igual ou inferior a R$ 600 o aluno tem direito ao benefício. A exigência é especial, criada para a lei de ajuda no transporte universitário, pois leva em conta apenas a renda mensal da família.

De acordo com a vereadora Silvânia Madalena Barbosa, no caso de um serviço terceirizado para levar os alunos como vinha acontecendo no ano passado, as responsabilidades recaem todas sobre a prefeitura e já que a mesma não tem condições de comprar um ônibus próprio para fazer o transporte, a melhor opção é o auxilio em dinheiro, como está previsto na lei municipal. Silvania diz ainda que uma comissão formada por alunos, pais de alunos e vereadores vai ser formada para facilitar o intercâmbio entre prefeitura e estudantes.

A aluna Mayara Pinheiro Xavier que cursa Ciências Biológicas na Universidade do Vale do Sapucaí em Pouso Alegre diz que “o auxilio transporte é de grande importância para os alunos já que o município não dispõe de uma frota rodoviária”. Mayara afirma também que no caso do auxílio em dinheiro a ajuda deve ser para todos os alunos correguenses que estudam em outras cidades.

As pessoas que recorrerem ao auxilio terão que efetuar seus cadastros até o dia 28 de janeiro, na secretaria de educação. Todos os documentos terão que passar nas mãos da assistente social e o resultado dos selecionados sairá dia 03 de fevereiro. Os correguenses que residem em outras cidades por causa de seus respectivos cursos também podem se inscrever.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Amazônia Mundial

Renatha de Lemos Pierini - 3° período.

Toda vez que leio algo sobre uma segunda internacionalização da Amazônia, fico revoltada! Um bioma capaz de se auto sustentar, e que está sendo devastado pela agricultura, pecuária e pelos interesses dos países desenvolvidos que são, comprovadamente, os principais responsáveis pela destruição do meio ambiente. Transformá-la em um “santuário” mundial é como se nós brasileiros estivéssemos doando parte do que é “nosso” para se transformar em deserto, porque com certeza este será o futuro da Amazônia caso venha a ser “patrimônio mundial”. Está na hora de nós brasileiros e os demais países que compõem a bacia amazônica – Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), de pararmos com nossas ações ignorantes, e defender de forma “agressiva” aquilo que nos pertence. Precisamos “lançar ampla ofensiva político-diplomática” para mostrar nossa insatisfação e nossa posição no que diz respeito a este bioma
Chega de ficar na ofensiva, é hora do ataque! Porque, transformar a Amazônia em patrimônio mundial nada mais será do que um presente para aqueles que visam nela, lucros. Começo a enxergar um final muito trágico para a humanidade, são ações tomadas que entram em contradição com o que é vital para nós. O que a Amazônia precisa não é que ela seje de interesse mundial, mas que se executem programas que melhorem a qualidade de vida para um “meio ambiente saudável e sustentável”.