sexta-feira, 26 de junho de 2009

Plantio inadequado de árvores prejudica população

Míriam Vagli - 1º período
[Matéria publicada pelo Jornal do Estado]


Em vários bairros de Pouso Alegre, moradores têm de lidar com problemas de rachaduras em suas residências, calçadas com pisos quebrados, perigos na fiação de postes, e a causa destes problemas são árvores de grande porte em meio urbano. Estas árvores estão plantadas em locais inadequados para seus tamanhos, que não só atrapalham a vida dos moradores da cidade, como também não podem se desenvolver naturalmente em meio ao concreto.

Moradora do bairro Nova Pouso Alegre, Margarida Maria Prado de Oliveira percebeu que os ladrilhos da calçada de sua casa estavam suspensos na região da raiz de uma árvore, cujos galhos encostavam nos fios do poste. “Um dia o jardineiro viu no canteiro de minha casa, que havia muitas raízes e pouca terra, e essas raízes eram da árvore da rua. Ele viu também que elas causaram trincas no azulejo da minha garagem e daí comecei a ficar preocupada.” Relata Margarida. Após procurar a prefeitura, ela foi encaminhada ao COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), em que um fiscal averiguou os danos causados pela árvore em sua residência e autorizou, no dia 12 de julho de 2006 que esta fosse arrancada.

Com o documento de autorização em mãos, Margarida conta que ninguém retornou para fazer a retirada. Depois de quase três anos, ela voltou a procurar a prefeitura no início deste ano e teve a tarefa enfim executada, porém “eles deixaram o toco da árvore, pois dizem que é tudo o que podem fazer e o resto teve de ser tirado por conta própria. Contratei um pedreiro que fez a retirada do toco e finalizou o serviço no último sábado, 20.” Conta.

Segundo o chefe regional do IBAMA, Fernando Bonillo, as árvores para regiões urbanas devem ser de porte baixo, de dois a quatro metros de altura, como nas espécies alfineiro, murta, cerejeira ornamental. Deve-se evitar o plantio de casuarina, ipês amarelo, rosa, roxo, flamboyant, pois são de portes grandes e além disso, não são adequadas para as calçadas estreitas da cidade, construídas no passado, que estrangulam seus troncos. “A árvore tem que ter umidade, ela rastreia água, então é normal aparecer raiz de árvore grande no ralo do banheiro de uma residência, pois é para lugares úmidos que ela vai e, muitas vezes, até quebra o tubo do esgoto.” Explica Bonillo e acrescenta que a função do IBAMA, caso haja danos ao patrimônio público, é de supletividade, em que é aplicada uma multa no responsável pelo plantio inadequado e esta é encaminhada ao Ministério Público nas esferas civil e criminal.

De acordo com as orientações do diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Maurício Tutty, o procedimento correto para quem quer retirar ou substituir uma árvore em frente à sua residência ou no quintal de sua propriedade é procurar o Departamento de Meio Ambiente e preencher uma guia para solicitação formal. Após o preenchimento, técnicos no assunto farão uma vistoria no local e encaminharão o pedido ao COMDEMA, que se pronunciará sobre as posteriores medidas a serem tomadas. O diretor ressalta que nenhum morador deve agir por conta própria, pois somente a prefeitura é competente para tomar as providências necessárias.

6 comentários:

  1. Excelente abordagem de um tema realmente muito preocupante: a saúde e a integridade física dos idosos.

    Em um país tradicionalmente alheio à importância dos idosos no aprendizado dos mais novos, visto a larga experiência de quem já muito viveu, uma reportagem como essa só vem enaltecer a importância desses nossos bravos idosos.

    E o tema abordado também preocupa os deficientes e cadeirantes. ACESSIBILIDADE JÁ!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. BEIJO DO GORDO ( Rogers Bottazzini )

    Gordinho, fofinho, excesso de gostosura: à merda com esses apelidos dito carinhosos! PURO PRECONCEITO...

    Você é gordo e passa sua vida inteira tentando emagrecer para se moldar a um corpo que a sociedade lhe cobra ter, mas que não é do seu biotipo.

    Você olha o Fabio Assunção e a Luana Piovanni na tv e quer ter um corpo como o deles, e vincula sua felicidade a um corpo malhado. Resultado: infelicidade eterna, pois seu biotipo jamais permitirá exibir barriga de tanquinho.

    Todos sabem que uma máquina de lavar é muito mais eficiente do que um tanquinho, e sabe deixar uma mulher muito mais feliz e realizada!

    O tempo que perdemos com dietas e regimes, deveríamos nos dedicar a lutar por um mundo mais adequado às nossas necessidades! Nos Estados Unidos já somos maioria, e no Brasil estamos quase lá, mas não há avião, ônibus ou cinema que podemos frequentar confortavelmente sem pagar mico.

    Nos EUA já vigora uma lei que obriga obesos a pagar passagem dobrada em vôos de companhias aéreas americanas. Isso é simplesmente um absurdo... Luta-se por direito de negros, homossexuais e até portadores de uma rara doença provocada por ingestão de glúten que atinge uma pequena parcela da população, mas os gordos continuam à margem da sociedade!

    Temos de assumir o corpo que temos e lutar sim para manter uma vida saudável, com exercícios físicos regulares e alimentação balanceada, mas sem as neuras de obrigatoriamente ter um corpo imposto por uma sociedade preconceituosa, afinal temos de assumir que definitivamente esse corpo desejado não nos pertence!

    Então o que precisamos? Nos unir, oras... Os negros têm seus direitos defendidos por políticos negros, bem como a bancada ruralista defende os agricultores. PRECISAMOS DE POLÍTICOS GORDOS para defender o direito dos gordos...

    Vamos parar de tratar obesidade como doença e deficiência... É possível ser gordo saudável! Obesidade mórbida é doença, mas quilos a mais não incapacita ninguém...

    Os homens devem tomar por exemplo o Jô Soares, sempre elegante e as mulheres devem se mirar na modelo plus size brasileira Fluvia Lacerda, contratada da Elite Models nos EUA.

    Portanto,é possível ser gordo saudável, elegante e bonito sim senhor! Abaixo a frase "ele tem um rosto tão bonito..." O corpo gordo só é diferente do magro, mas não é mais feio nem mais bonito, porque a beleza está não apenas nos olhos de quem vê, mas também na cabeça de quem é visto.

    "SER FELIZ É MUITO MAIS IMPORTANTE QUE SER MAGRO". Pense nisso, e bom sorvete com fritas para você!



    Rogers Bottazzini é advogado, editor do blog MACHADO NEWS e obeso recentemente assumido, mas gordo desde o nascimento.

    ResponderExcluir
  4. É Rogers você não muda mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  5. ser gordo e dadiva de deus pois recebeu dobrado o dom da vida

    ResponderExcluir